Analisamos os serviços de forma independente, no entanto, as empresas em destaque pagam uma compensação que pode influenciar onde, como e em que ordem eles aparecem. Divulgação Publicitária

Top Erros de Antivirus

As empresas de software antivírus são repetidamente visíveis devido à sua popularidade. Não é incomum que um produto tenha mais de 100 milhões de utilizadores neste espaço, de modo a que pode imaginar, as mudanças nas actualizações de algoritmos são bastante visíveis. Eis alguns dos melhores erros de antivírus que vimos das empresas de proteção de PCs nos 30 anos de experiência do software -

O nosso primeiro grande erro de antivírus na lista foi descoberto muito recentemente; Em dezembro de 2015, a Dark Reading (um site de notícias bem respeitado no sector de segurança informática) informou que problemas com a alocação de memória nos computadores "tornaram possível comprometer os produtos AVG, McAfee e Kaspersky". A ameaça é extremamente perigosa, pois basicamente transforma o software antivírus numa ferramenta que o hacker pode usar para coleccionar informações privadas ou causar corrupção do sistema, exactamente o oposto do que um antivírus deveria fazer. Para torná-lo ainda pior, tudo o que é preciso é que um email seja enviado e recebido pelo seu computador: Nem precisa de abrir o email! Um antivírus funciona com a varredura de todos os ficheiros que o seu computador recebe e envia, certificando-se de que tudo é seguro para si e para o seu computador. O ataque é possível graças a este mecanismo. O email vem com um ficheiro anexado (especificamente um ficheiro de "compactação ASPack"), quando o antivírus o verifica, o ficheiro é descompactado, fazendo com que o seu computador fique infectado. Sem um antivírus, o seu computador não estaria vulnerável a este ataque. Esta exploração pode afectar PCs Windows, bem como Macs e PCs Linux, mas fique descansado que foi implantado um patch para corrigir este problema.

O segundo grande acidente numa empresa da indústria de proteção de PCs que vale a pena mencionar foi culpa de uma marca sem nome, que teve muito menos efeito prejudicial do que poderia ter feito. No decorrer de um procedimento médico que envolve a inserção de um tubo longo e fino através da veia de um paciente até o coração, permitindo que os médicos tomem leituras de dados vitais (também chamado de "cateterismo cardíaco"), o antivírus sem nome correu uma análise regular que desligou o computador. O acidente causou atrasos perigosos na operação devido ao paciente ter que ser anestesiado enquanto a aplicação foi reiniciada. Felizmente, a operação foi um sucesso, mas, como disse a FDA, o acidente "poderia ter resultado em danos ao paciente".

O nosso último grande erro de uma marca de antivírus foi culpa da Avira, um dos maiores nomes da indústria. Em 2012, a Avira lançou uma actualização que bloqueou quase todas as aplicações legítimas no computador de um utilizador. A actualização colocou em quarentena quase todos os ficheiros executáveis ​​do Windows (os ficheiros deste tipo terminam em .exe), um erro que um cliente descreveu como "catastrófico" para a sua empresa. Como esperado, uma correção para o bug foi lançada muito rapidamente, mas isso não reduz o prejuízo de tornar impossível que mais de 100 milhões de clientes abram aplicações no seu computador.