Analisamos os serviços de forma independente, no entanto, as empresas em destaque pagam uma compensação que pode influenciar onde, como e em que ordem eles aparecem. Divulgação Publicitária

Como instalar o seu software de protecção contra virus

O método para instalar um software de proteção contra vírus depende normalmente da empresa por trás do produto, por isso, vamos ver como instalar 3 dos principais produtos antivírus. Muitas marcas oferecem agora a instalação assistida para ajudar a tirar o stress do cliente. Exemplos disto vão desde a instalação automática até a instalação especializada feita por especialistas.

A instalação automática cuida de todo o trabalho técnico em termos de instalação e configuração, tudo o que tem que fazer é criar uma conta quando tudo terminar. Sente-se e assista enquanto o programa é instalado no seu computador.

Algumas empresas adotam uma abordagem diferente na medida em que entrega todo o trabalho de instalação técnica a um especialista treinado da empresa que irá aceder ao seu computador de forma remota e configurará em seu nome. Infelizmente, este não é um extra gratuito, para este luxo pode esperar o dobro do custo do antivírus! Nós não achamos que vale a pena o preço, pois pode em vez disso optar por uma instalação automática, que é grátis. Vale a pena considerar se não tem tempo ou nunca usou um computador, caso contrário, eu ficaria com a instalação automática sem complicações oferecida pela maioria das empresas no mercado de hoje.

O único aspecto manual da instalação do seu software de proteção contra vírus é o tratamento de conflictos entre ele e outros softwares. Em casos raros, este é feito pelo próprio antivírus. O potencial software em conflicto pode ser outro produto de remoção de malware, firewalls ou outro software de proteção de PC concorrente. A remoção de outro software de proteção contra vírus pode às vezes ser uma dor de cabeça, pois é do seu interesse manter o seu computador. Alguns fornecedores de software de proteção contra vírus são conhecidos por serem difíceis de remover totalmente de um PC. Se não desinstalar completamente e da maneira certa o software antivírus desactualizado, este não só entrará em conflito com o novo software de proteção contra vírus, como também se tornará numa fonte de anúncios em quase todos os lugares do seu PC. A instalação de um software antivírus dá à empresa acesso a cada secção do seu computador, o que é necessário para mantê-lo seguro, mas uma vez que termina a sua subscrição com eles, muitas marcas irão fazer tudo possível para voltar a para eles.

Uma vez instalado, é hora de analisar o seu computador para remover o software indesejado que abriu caminho na sua máquina. Dependendo do seu computador, as análises podem variar no tempo que estas levam para completar a verificação. Há também uma variedade de análises a serem realizadas, de varreduras completas do sistema para exames rápidos, se tiver certeza de que o seu computador não está afectado.

Além de instalar o seu software de proteção antivírus correctamente, é extremamente importante manter o seu antivírus actualizado e realizar exames regulares. Também pode activar as actualizações automáticas, mas talvez seja necessário fazer isso manualmente em alguns dos antivírus mais antigos. É importante manter o seu antivírus actualizado porque os criadores de malware estão numa corrida constante para superar os mais recentes algoritmos de reconhecimento de empresas antivírus. Sem as últimas actualizações, torna-se susceptível a novos vírus, worms, rootkits, cavalos de tróia e por aí fora.