Analisamos os serviços de forma independente, no entanto, as empresas em destaque pagam uma compensação que pode influenciar onde, como e em que ordem eles aparecem. Divulgação Publicitária

O que é Malware e como é que o removemos/prevenimos?

Malware é um significado abreviado de "Software malicioso". É um software que foi criado especificamente para corromper ou danificar um computador. Existem vários tipos de malware. Estes incluem spyware, worms, keyloggers... praticamente qualquer programa que se destine a invadir e causar danos ao seu PC.

Hoje em dia, a maioria dos programas de malware são criados de alguma forma gerando dinheiro, seja por meio do roubo de dados bancários ou de outras informações confidenciais (spyware), logs de palavras-passe (keyloggers) ou corrupção de ficheiros, forçando a vítima a pagar um resgate (ransomware).

Como podemos ver, o Malware não é um bom tipo de software, então provavelmente está-se a  perguntar se é possível removê-lo e como vai removê-lo se tiver a menor chance de tê-lo no seu dispositivo. A boa notícia é que é muito fácil de remover, desde que tenha o software correcto de remoção de malware.

Um limpador de malware é um software que combate os efeitos colaterais negativos / efeitos dos vírus informáticos e no nosso caso, o malware. Este software inteligente pode até mesmo impedir a instalação de malware ao monitorizar constantemente os serviços e processos no seu dispositivo. Uma vez detectada uma mudança no sistema ou num programa, este pede permissão para executar o antivírus e inspecioná-lo. Dependendo do tipo de programa (vírus ou não) será obtido um resultado diferente. Se for seguro, o programa poderá ser executado, se não for bloqueado e posteriormente colocado em quarentena (colocá-lo num estado onde o programa não pode ser usado).

Se suspeita que a sua máquina já tem malware instalado, a instalação de um software anti-malware ainda pode ajudá-lo. Uma vez instalado, pode analisar todo o dispositivo para detectar qualquer software mal-intencionado e, a partir daqui, caso seja necessário, removê-lo. 

Ocasionalmente, os sistemas operacionais devem ser reinstalados para que o malware seja removido, isso pode custar muito dinheiro, pois um consultor profissional de TI precisará de olhar para o seu PC. Por que não tentar uma análise de malware livre antes de dar esse passo?

Em alguns casos extremamente raros, o malware pode ser tão brutal que causa danos físicos aos componentes do seu computador. Infelizmente nesta fase um antivírus pode não ser suficiente mas recomendamos sempre começar com um..