Analisamos os serviços de forma independente, no entanto, as empresas em destaque pagam uma compensação que pode influenciar onde, como e em que ordem eles aparecem. Divulgação Publicitária

As Maiores Companhias de Antivirus e as Suas Histórias

A indústria de software de segurança vale cerca de 100$ biliões e portanto existe espaço para algumas grandes empresas e grandes histórias.

A maior empresa do ramo de software de segurança é a Symantec, a empresa por trás do Norton Internet Security e produtos antivírus é avaliada em cerca de 16 biliões e gera mais de 6$ biliões anualmente. A Symantec teve um começo humilde, fundada por Gary Hendrix em 1982 com uma doação da National Science Foundation. Em 1984, foi adquirida por outra empresa de software, o C&E Software, dando inicio a uma longa linha de aquisições para a então pequena empresa. A C&E Software adoptou o nome da Symantec e trabalhou até ao final de novembro de 1985 para o lançamento do seu primeiro grande produto, Q&A. Em julho de 1989, após o sucesso do produto Q&A, a Symantec teve a sua IPO.

Avançado para 2000, depois de centenas de milhões de dólares de aquisições e crescimento maciço, a Symantec faz a sua maior aquisição até à data ao adquirir a AXENT Technologies num negócio no valor de quase 1$ bilião. Em 2016, a Symantec removeu o software Veritas da empresa (a qual adquiriu mais de 13,5$ biliões em 2005).

A maior história no espaço dos antivírus é o sucesso esmagador da segurança da Qihoo 360, que são os fabricantes das aplicações móveis de segurança ultra-populares 360 no iOS e no Android. Para uma marca tão irreconhecível no mundo ocidental, não esperaria que o seu patrimônio líquido fosse em qualquer lugar perto dos 10$ biliões reportados. O valor torna-se compreensível quando percebe que eles têm uma base de utilizadores activos de mais de 100 milhões por dia. Quando lançaram a sua aplicaçaão na Índia, foram transferidos mais de 10 milhões de vezes em apenas 3 semanas! A aplicação é completamente gratuita e a forma como esta é monetizada é recorrendo à publicidade. No final de 2014, a empresa tinha mais de 1 bilião de utilizadores em computadores e dispositivos móveis.

A maior empresa envolvida com software antivírus é, sem dúvida, a Microsoft, que mantém uma participação no mercado de 20% na indústria de software de segurança. Esta enorme quota de mercado é principalmente graças ao seu produto 'Microsoft Security Essentials', que está disponível para download gratuito se usar um sistema operativo Windows. O Microsoft Security Essentials é o antivírus mais popular da América do Norte e o segundo mais popular do mundo. Quando o produto foi lançado pela primeira vez, foi descartado rapidamente por outras marcas de antivírus como a McAfee e a Kaspersky, que alegaram que o produto era inferior ao deles e que apenas teria uma participação no mercado de 2%.

Qual é a empresa de antivírus de hoje com o crescimento mais rápido? A Bitdefender. Graças à produção de produtos de qualidade e ao seu marketing agressivo, a Bitdefender conseguiu expandir a sua empresa lentamente para uma base de utilizadores de mais de meio bilião e está a caminho de se tornar a primeira empresa da Romênia a tornar-se pública. A empresa é relativamente nova, em comparação com outros grandes nomes no espaço (por exemplo, a McAfee tem o dobro da idade), por isso é impressionante como conseguiram alcançar a participação que estes têm num mercado tão lotado.